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terça-feira, 2 de março de 2010

Barbatuques

Turma de ARTE EDUCAÇÃO da Universidade de Sorocaba..


Barbatuques..

O corpo humano pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical. Ainda como ouvinte o bebê já escuta os sons do corpo de sua mãe. Desde o primeiro choro, ele vai naturalmente explorando sons e movimentos, interagindo com o meio externo e estabelecendo comunicação. Já temos desde o início em nosso corpo a presença do ritmo. A batida do coração, a respiração e mais adiante o andar, são todos processos que envolvem regularidade, repetição e que nos trazem referências rítmicas. Não é a toa que no vocabulário musical se utilizam as palavras pulsação e andamento. Conforme a criança cresce ela tende a explorar ludicamente os sons da boca, voz, palmas, batidas dos pés assim como os sons dos objetos que estão ao seu redor. Mais tarde também usamos certos tipos de sons em nosso cotidiano tais como assobios, palmas, batidas de pés e cantos tanto para nos comunicar como para fazer música. No Barbatuque, a proposta de estudar especificamente os sons do corpo vem a ser primeiramente um resgate desse nosso momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, trazendo lembranças de sons que já fizemos e gerando novos sons para nosso repertório.

Objetivos didáticos
•Promover o aprendizado de amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.
•Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.
• Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.
•Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.
•Desenvolvimento da coordenação motora e da percepção rítmica, melódica e harmônica
•Desenvolvimento da capacidade de criação musical espontânea tanto individualmente como em grupo.
•Despertar no aluno uma atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente num grupo levando em conta as diferentes qualidades e potenciais de seus integrantes.
www.barbatuques.com.br

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