| |
|
08:00 - 09:00
|
Credenciamento
|
|
|
O credenciamento dos participantes do IV Encontro de Educação Musical será feito no piso 1 do instituto de artes da Unicamp das 8h as 9h do dia 14/09, em frente ao auditório.Favor comparecer no horario marcado.
|
|
|
09:00h - 10:00h
|
Conferência - Conferência de abertura: "Pedagogias Musicais do século XXI: por uma nova práxis educativa"
|
|
|
Nome: Prof. Violeta Hemsy Gainza (Argentina)
Sinopse: A Relação entre teoria e prática no ensino musical; Breve resenha histórica à partir do século XX; Função da música na sociedade atual; Urgência de uma mudança profunda no modelo educativo; Acão, criatividade e consciência; O resgate da pedagogia musical; Novos papeis dos professores; Políticas educativas; Gestão cultural e gestão educativa; A rua e os conservatórios; Os processos de musicalização: um olhar integrador
|
|
|
10:00h - 12:30h
|
Mesa - Mesa I: “As diferentes possibilidades de atuação do educador musical nas escolas”.
|
|
|
Mediador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Participantes: Violeta Hemsy de Gainza,
Maura Penna e
Silvia Regina Beraldo Penteado
Sinopse: : A mesa pretende discutir como a educação musical pode ser trabalhada de diferentes maneiras na escola, estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática e suscitando a reflexão sobre o papel da universidade no desenvolvimento das potencialidades dessas várias possibilidades. Além disso, pretende abordar também o papel do músico sem formação acadêmica, mas com ampla experiência profissional, na ampliação dessas potencialidades, efetivando uma ligação profícua entre universidade e sociedade.
|
|
|
14:30h - 16:00h
|
Conversa aberta com a Profa. Dra. Maura Penna (UFPB)
|
|
|
O Workshop tem como foco o trabalho criativo com a fala, a partir da exploração, improvisação e estruturação. A partir do trabalho com a fala
busca-se desenvolver a percepção de elementos rítmicos básicos (métrica); reconhecer e manejar criativamente es
|
|
|
16:00h - 16:30h
|
Coffee break
|
|
|
|
16:30h - 18:30h
|
Apresentação das comunicações Orais
|
|
|
|
18:30h - 19:00h
|
Apresentação do projeto de música nas escolas de período integral de Jundiaí
|
|
|
"PROJETO SONS E CENA"
É um projeto desenvolvido em quatro unidades escolares municipais de período integral, da cidade de Jundiaí.O projeto envolve aulas de teatro e música com professores profissionais na área.
|
|
|
|
| |
|
08:00h - 09:00h
|
Exposição de painéis
|
|
|
|
09:00h - 12:00h
|
Workshop com Profa. Violeta Hemsy Gainza (Argentina): "Ensino instrumental e musicalização ativa"
|
|
|
O aprendizado do instrumento através de uma prática participativa e consciente é o núcleo que permite integrar natural e progressivamente os aspectos básicos da formação musical: o conhecimento da linguagem musical, o ouvido, a técnica e a criatividade
|
|
|
14:00h - 17:00h
|
Grupos de Discussão (GD´s) OS GRUPOS SERÃO DEFINIDOS NO FIM DA MESA DO DIA 14/09
|
|
|
Temas propostos:
- Músico Pratico
- Ensino de instrumento coletivo
- Projetos nas escolas (extra curricular)
- Trabalho com coral nas escolas
- Lacunas na formação e expectativas do licenciando
- O licenciado na formação de professores
|
|
|
17:00h - 17:30h
|
Apresentação com alunos do colégio Progresso (campinas)
|
|
|
|
17:30h - 18h
|
Coffee break
|
|
|
|
18h - 19:30h
|
Apresentação das comunicações Orais
|
|
|
|
|
| |
|
08:00h - 09:00h
|
Exposição de painéis
|
|
|
|
09:00h - 11:00h
|
Mesa - Mesa II: “O papel da Educação musical nas pedagogias Waldorf e Freinet”.
|
|
|
Mediador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes
Participantes: Marcelo Petraglia,
Ruth Jofilly e
Glória Cunha
Sinopse: A mesa pretende discutir o papel da música dentro das pedagogias Waldorf e Freinet, buscando entender como esse conteúdo específico é abordado a partir das especificidades de cada uma, procurando elucidar, ao mesmo tempo, como a educação musical pode contribuir para o sucesso dessas propostas.
|
|
|
11:00h - 12:00h
|
Fechamento dos GD´s
|
|
|
Apresentação dos trabalhos realizados nos GD´s
|
|
|
14:30h - 15:00h
|
Apresentação dos alunos do colégio Ave Maria (Campinas)
|
|
|
Tempo de Quem - é uma intervenção artística que traz como tema central a adolescência.
Direção artística: Jorge Cirilo e Lívia Nicolucci
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - Abordagens de preparo vocal para coros infantis e juvenis
|
Vagas: 22 --> Preenchidas: 8
|
|
Nome: Ângelo Rodrigues
Sinopse: A oficina pretende abordar características da voz infantil e do adolescente apontando estratégias de preparo vocal para grupos infantis e juvenis.
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - Musicando e brincando - Planejar é fundamental: fazer, apreciar e contextualizar.
|
Vagas: 21 --> Preenchidas: 5
|
|
Nome: Sílvia Regina Beraldo Penteado
Sinopse: A oficina propõe a elaboração do planejamento das aulas de música de 50´na escola regular de ensino com sugestões de organização das aulas de tal forma que não se transformem em meras oficinas de música desconectadas do mundo. Repertório, procedimentos e recursos didáticos e tecnológicos disponíveis para a educação infantil, propiciando também um espaço para a reflexão sobre a prática do professor.
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - Educação musical na Pedagogia Freinet
|
Vagas: 25 --> Preenchidas: 1
|
|
Nome: Glória Cunha e Ruth jofilly
Sinopse: A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social. A pedagogia defende ainda que é através das experiências que as crianças chegarão ao verdadeiro conhecimento. A oficina tem como objetivo demonstrar a educação musical na pedagogia Freinet. Propor ferramentas utilizadas nesta pedagogia para musicalização infantil.
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - O Braille e o aprendizado musical: Lendo partituras com as mãos
|
Vagas: 26 --> Preenchidas: 0
|
|
Nome: Fabiana Bonilha
Sinopse: Esta oficina tem por objetivo apresentar as principais características da escrita musical em Braille, e analisar as implicações do uso deste código no aprendizado musical. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a utilização de alguns mecanismos básicos da musicografia Braille, de modo a se familiarizarem com a realidade dos alunos com deficiência visual. Além disso, os participantes serão levados a refletir sobre o significado da inclusão, no contexto da educação musical, uma vez que serão delineados suas principais metas e desafios.
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - Muzicalização como desenvolvimento do ser humano: a música na Pedagogia Waldorf
|
Vagas: 23 --> Preenchidas: 3
|
|
Nome: Tarita Souza
Sinopse: A educação musical não apenas como desenvolvimento de uma linguagem artística mas como elemento fundamental no desenvolvimento do ser humano. Essa é, em termos gerais, a proposta da música nas escolas Waldorf. Essa oficina pretende abordar o elemento musical no currículo Waldorf por meio de vivências músicais, relatos de sala de aula e uma breve exposição sobre antroposofia e pedagogia.
|
|
|
15:00h - 18:30h
|
Oficina - “A Tecnologia Digital aplicada na Educação Musical”
|
Vagas: 23 --> Preenchidas: 3
|
|
Nome: Jobert Gaigher
Sinopse: A promulgação da Lei nº 11.769/2008 surge como uma abertura para novas propostas pedagógicas interessadas em transformar os espaços escolares em aprendizagens musicais significativas para os alunos que estejam em sintonia com o universo de aprendizagens musicais não formais.
O crescimento da indústria tecnológica e o forte apelo motivacional destes mundos digitais trazem grande interesse por jogos, mídias e programas de fácil acesso para as crianças, jovens e adultos. Neste sentido, facilitar a aprendizagem musical através de ferramentas tecnológicas pode ser uma estratégia importante para o professor desenvolver e formar uma nova geração de pessoas abertas para as múltiplas formas de se envolver com música. O uso da tecnologia digital é uma realidade presente nas escolas de educação básica, podendo esta ser utilizada por educadores musicais para criar espaços de aprendizagens musicais e desenvolver ambientes educacionais que maximizam a motivação para aprender música e desenvolvam o potencial criativo.
|
|
|
16:30h - 17h (Iintervalo das oficinas)
|
Coffee break
|
|
|
|
18:30h - 19:00h
|
Entrega dos certificados
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário