MySpace Layouts

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Afinação



Algumas pessoas, quando estão interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se é possível que alguém que seja desafinado aprenda a cantar. Eu acredito que existam pessoas que são agraciadas com o presente da música logo ao nascer , já nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estímulo musical , elas nunca saberão que possuem esse talento musical.

Por isso , eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado é aprender a ouvir. Isso mesmo , ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que é cantar afinado?

Podemos dizer que um cantor é afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa . Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som é formado por vibrações e possui uma certa freqüência (quantidade de vibrações por segundo).

Existe um padrão de afinação ocidental pelo qual afina-se o lá em 440 Hz (Hz =vibrações por segundo).

Podemos definir então que cantar afinado é reproduzir a mesma freqüência que foi proposta numa melodia , seja ela cantada ou tocada . Daí a grande importância de aprender a ouvir. Mas como posso saber se não tenho nenhum problema de audição? Existem alguns "sintomas" que podem ser observados:

- Sempre pedir para que o outro repita : " O que você disse? ";

- Assistir TV ou ouvir o rádio num volume muito alto;

- Não conseguir identificar uma fonte sonora , isto é, não conseguir descobrir de qual direção está vindo o som;

- Falar sempre num volume muito alto ou então muito baixo

Por isso é recomendável àquelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma audiometria que é um exame de audição para se certificar de que está tudo certo.

Marivone Lobo

Fonte: http://www.vidanovamusic.com/tvocal.asp?codaula=425

Por que desafinamos?

Quem costuma culpar a voz ou garganta por desafinar sempre que se arrisca a cantar no chuveiro ou numa roda de violão, além de errar o tom na hora da cantoria também se engana ao escolher o culpado por estragar a música.
O verdadeiro vilão nesses casos é o cérebro do cantor, segundo a fonoaudióloga especialista em voz Ligia Motta. Isso porque a habilidade de cantar na nota correta de uma música está ligada à capacidade mental de identificar, por meio da audição, a nota que está sendo executada, e articular a voz adequadamente para acompanhar a melodia.
Apesar das diferenças de voz entre um pessoa e outra, todas que têm o aparelho fonador saudável detém capacidade física para cantar de forma afinada, mas para isso é preciso desenvolver a percepção auditiva e a colocação da voz. "E isso pode ser desenvolvido estudando instrumentos musicais, por exemplo", diz.

Foto Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário