MySpace Layouts

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maratona de música clássica homenageia compositor Chopin


Compositor que influenciou várias gerações de músicos brasileiros.
Estátua do compositor na Praia Vermelha foi presente de poloneses no Brasil.

Começou no Rio a maratona anual de música clássica a preços populares: é o Rio Folle Journée 2010. Este ano o homenageado é o compositor Chopin. A obra do músico polonês é mais conhecida do que se imagina.

Para ver a programação do festival acesse:
http://www.riofollejournee.com/programacao

Há 200 anos, nasceu numa pequena cidade da Polônia , o compositor que influenciou várias gerações de músicos brasileiros, desde Ernesto Nazareh, até Tom Jobim. Frederic Chopin é o homenageado na série de 33 concertos do Rio Folle Journée, evento que ocupa cinco espaços da cidade, com músicos brasileiros e estrangeiros.

A lembrança de Chopin está na Urca, de frente para o mar, numa estátua de mais de dois metros de altura. A estátua na Praia Vermelha é uma resposta da comunidade polonesa e do Rio de Janeiro à intolerância do nazismo. Quando as tropas de Hitler invadiram Varsóvia, em 1939, e destruiram a estátua do compositor que existia naquela cidade, as famílias de origem polonesa instaladas aqui juntaram dinheiro e conseguiram apoio para fazer esta homenagem a Chopin.

Hoje ele continua recebendo homenagens do grupo movimento artístico da Praia Vermelha, que toda semana toca aqui, bem em frente à estátua. O repertório é sempre chorinho, um ritmo que também recebeu influências de Chopin. Basta sentir a melodia romântica em “Pedacinho do céu”, de Valdir Azevedo.

Para mais informações acesse:
http://www.riofollejournee.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário