MySpace Layouts

terça-feira, 22 de março de 2011

Glossário de Termos Musicais - G




G: designação da nota Sol na Idade Média e no sistema alfabético hoje usado nos países de língua inglesa ou alemã. Foi inicialmente o símbolo da clave de sol que, através de várias transformações, chgou à actual configuração.


Galharda: dança de corte, em andamento vivo, compasso ternário, muito em voga no séc. XVI, que entrou nas suites instrumentais dos séc. XVI-XVII.

Galope: dança rápida originária da Europa central, em compasso binário, cujo ritmo evoca o galope de um cavalo; figura pontuada seguida da figura que vale metade daquela.

Gavota: dança muito graciosa e delicada, nascida no século XVI, nos Alpes Franceses, em compasso binário, andamento moderado e ritmo anacrúsico. Na música "erudita", podemos encotrar esta dança em L. Marchand, os Couperin, Lully).

Giga: dança bastante movimentada em compasso 6/8 ou 12/8 que teve origem na Inglaterra entre as gentes do mar.

Glissando (ital.): passagem de uma nota a outra através de um portamento.

Gloria (lat.): Primeiro nome de várias peças latinas (Glória ao Pai, Glória a Deus nas alturas...)

Graduale (lat.): Parte do Ordinário (conjunto de cantos váriáveis de missa para missa), normalmente em estilo melismático, cantada entre a Epístola e o Evangelho. A palavra "Graduale" designa também o livro que inicialmente continha estes cânticos. O cântico ou salmo é actualmente cantado de modo responsorial, com uma parte cantada pelo salmista e um refrão entoado por toda a assembleia.

Grave: 1 - som de altura reduzida, de baixa frequência que, por analogia, popularmente se diz "grosso" (que alguém tem uma "voz grossa"). 2 - Sério, solene. É utilizado para denominar um andamento muito lento, de cerca de 40 batidas por minuto.

Gregoriano: canto coral monofónico sacro, "a capella", que a tradição da Igreja Católica associou ao Papa Gregório I.

Gymel (ingl.): tipo rudimentar de polifonia a duas partes paralelas, muito utilizado no século XV, na Inglaterra. As partes evoluem em intervalos de terceira ou sexta.

Fonte: http://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm








Nenhum comentário:

Postar um comentário