MySpace Layouts

terça-feira, 29 de março de 2011

Glossário de Termos Musicais - L




Lá: sexto grau da escala diatónica de Dó, designado pela letra A nos países anglossaxónicos; nota dada pelo diapasão.


Lamentações: Música baeada no "Livro das Lamentações" de Jeremias, utilizado na Liturgia Católica da Semana anterior à Páscoa, chamada Semana Santa. Entre os séculos XV-XVIII, numerosos compositores escreveram "Lamentações", "a capella" e com acompanhamento de órgão e outros instrumentos (Thomas Tallis, Orlando di Lasso, Tomás Luís de Victoria, Palestrina, Marc-Antoine Charpentier, François Ciuperin, Igor Stravinsky).

Larghetto (ital.): diminutivo italiano que designa um andamento lento, menos lento que o largo, de carácter lento e solene, entre 69-100 batimentos por minuto.

Largo (ital.): termo italiano que indica um andamento muito lento, o mais lento de todos, entre 40-69 batimentos por minuto.

Lauda: termo que significa "canto de louvor". Canção religiosa escrita em língua vernácula, teve um papel importante na Itália pré-renascentista, antecedendo, pelo seu carácter polifónico, a "frottola".

Laudes: oração matinal da "Liturgia das Horas" forma, com as orações de Vésperas e Completas, a parte mais importante do Ofício Divino. Antigamente, as laudes rezavam-se ou cantavam-se ao amanhecer, enquanto as matinas, "Ofício das trevas", se cantavam ainda de noite.

Legato (ital.): modo de executar uma música vocal ou instrumental em que as notas estão o mais possível ligadas entre si, sem qualquer interrupção.

Lento (ital.): andamento semelhante ao "largo", mas sem ter necessariamente aquele carácter grave.

Leitmotiv (alem.): palavra usada especialmente para a obra de Wagner, que significa "motivo condutor", tema.
Lento (ital.): andamento lento.

Libreto (ital.): diminutivo de "libro", passou a designar texto de uma ópera, oratório ou outra obra de características operáticas.

Lição: tradução inexacta de "lectio", leitura de textos do Antigo Testamento, dos Padres da Igreja e de Santos, colocada nas horas canónicas. Em França, Lambert, Charpentier, F. Couperin, Delalande compuseram para as "Leituras de trevas".

Lied (alem.): palavra alamã que, remontando à Idade Média, designa uma forma musical característicmente alemã constiuída por um texto poético cantado, com acompanhamento de piano. Entre os compositores de "lieder" encontram-se Schubert, Beethoven, Schumann, Brahms, Wolf, Mahler, Richard Strauss.

Ligadura: linha curva que junta duas notas da mesma altura somando-lhes a duração (ligadura de prolongação) ou várias notas de alturas diferentes para sugerir que não se devem destacar mas ligar (ligadura de expressão).

Linha suplementar: linha que, em caso de necessidade, se acrescenta por cima (suplementar superior) ou por baixo da pauta (suplementar inferior), permitindo escrever notas num âmbito mais alargado.

Litania (grec.): oração dialogada, rezada ou cantada, constituída por uma série mais ou menos longa de invocações com respostas curtas.

Liturgia (grec.): conjunto de celebrações públicas da Igreja, que pode ter ou não canto e acompanhamento instrumental.

Loco (ital.): "no seu lugar", significa que, depois de uma passagem executada "à oitava", se regressa à tessitura normal.

Luthier (fr.): designando inicialmente um fabricante de alaúdes, com o seu declínio, passou a designar o construtor de violinos e outros instrumentos da família.


Fonte: http://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário