MySpace Layouts

terça-feira, 22 de março de 2011

Glossário de Termos Musicais - I




Idiofone: instrumento de percussão, em que uma parte bate na outra, sem ajuda de membrana, cordas ou tubos.


Infra-som: vibração sonora inaudível, de frequência inferior a 15 ciclos por segundo.

Impressionismo: tendência musical que surgiu em França, no início do Século XX. Paralelamente à pintura de Monet, Manet, Sisley (nos anos 1860/1870), é aplicada a certas obras de Debussy e Ravel.

Improvisação: criação de uma música no momento, designadamente no Jazz e no Órgão de Tubos.

Incipit (lat.): terceira pessoa do singular do verbo latino que significa "começar". Designa as primeiras notas de um trecho musical.

Indefinida: instrumentos em que não é possível dar alturas ou notas determinadas.

Intensidade: qualidade do som que se prende com a energia utilizada pelo executante e a amplitude da vibração sonora, com sons mais fortes ou mais fracos.

Intermezzo (ital.): peça que assumiu diversos papéis na evolução dos géneros líricos. No século XVI, era um espectáculo completo, com dança, canto e música instrumental. No século XVII, estava inserido nas festas palacianas e, nos teatros, teve também a função de distrair o público nas mudanças de cena.

Interlúdio: intermezzo, pequena peça instrumental entre duas cenas ou actos de uma ópera, preenchendo o vazio gerado pelo fechar do pano. São célebres os interlúdios de "Pelléas et Melisande", de Claude Debussy.

Interpretação: execução de uma partitura numa realização sonora fiel; desempenho de um músico ou um agrupamento.

Intervalo: distância entre duas notas musicais no que se refere à altura.

Introdução: secção inicial de uma peça que não começa directamente pelo tema.

Introito (lat.): primeiro canto da missa católica, do próprio, na liturgia anterior ao II Concílio Vaticano; cântico de entrada. Entoado enquanto o padre entra e se dirige ao altar, o cântico de entrada dá aos fiéis o sentido litúrgico da celebração.

Invenção: peças musicais que correspondem a uma especial intenção do compositor. Ficaram célebres as invenções para cravo de Johann Sebastian Bach a duas e três vozes.

Ite Missa est: Fórmula pela qual na missa em latim se despediam os fiéis ("Ide, a missa acabou").


Fonte: http://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm






Nenhum comentário:

Postar um comentário