MySpace Layouts

terça-feira, 29 de março de 2011

Glossário de Termos Musicais - M




Madrigal: peça de carácter contrapontístico e vocal sobre um texto profano, cultivada na Europa entre os séc. XV-XVII.


Maestoso (ital.): indicação de "majestoso", de carácter solene, mas não necessariamente lento. Um andamento pode ser "allegro maestoso".

Maestro (ital.): director de um coro ou de uma orquestra, que é também, por vezes, na música barroca, um dos instrumentistas.

Magnificat (lat.): primeira palavra (verbo na terceira pessoa do singular) do cântico evangélico atribuído por São Lucas a Maria: "Magnificat anima mea Dominum". Estas palavras de louvor aparecem no contexto da Visita que Maria faz à sua prima Isabel após a Anunciação. É rezado ou cantado na oração litúrgica de Vésperas (ao fim da tarde). Johann Sebastian Bach e K. Penderecki, entre muitos outros, compuseram sobre o "Magnificat".

Manual: teclado de um órgão tocado com as mãos, ao contrário da pedaleira, que é um teclado adaptado e tocado com os pés.

Manúbrio: puxador existente na consola de um órgão de tubos histórico, que serve para ligar ou desligar os registos, na medida em que se puxa ou empurra.

Marcato (ital.): modo de tocar martelando um pouco as notas.

Marcha: peça musical com grande regularidade rítimica, em compasso binário. Originariamente servia para o acompanhamento de uma procissão ou exército. Há várias tipos de marcha: marcha turca, marcha fúnebre, marcha nupcial, encontrando-se exemplares em Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Méhul.

Marcha harmónica: modulante ou não, consiste num encadeamento de acordes.

Mazurka: dança polaca em compasso 3/4 ou 3/8, coreograficamente complexa, originária da província de Mazuria. Mais aristocrática do que a polka, afirmou-se como forma musical no século XIX através de Frédéric Chopin e outros compositores românticos.

Mediante: terceiro grau da escala nos sistemas tonal ou modal. A palavra "Mediante" significa o grau que está a meio caminho entre a tónica e a dominante.

Meio soprano: voz feminina intermédia.

Melisma (grec.): "cantar sem palavras", significa um grupo maior ou menor de notas musicais sobre uma mesma sílaba com uma função ornamental ou jubilatória. Diversamente do vocalizo, tem um carácter ocasional, uma dimensão restrita (e não inclui a noção de virtuosismo).

Melismático: estilo de canto gregoriano em que, a uma sílaba, correspondem várias notas.

Melodia: sucessão mais ou menos cantável de notas de altura diferente.

Melódico (intervalo): intervalo horizontal, isto é, em que uma nota é tocada ou cantada a seguir a uma outra, seja ela igual, mais aguda ou mais grave.

Melos (grec.): "membro de frase musical", canto ritmo, melodia cantada.

Metrônomo: aparelho mecânico (ou digital) criado por Winkel e patenteado por Maelzel para regular o andamento da execução musical. O metrónomo dá ao compositor a possibilidade de escrever o andamento exacto que pretende para a sua obra.

Mezza voce (ital.): "A meia voz", expressão que tanto pode dar para o canto como para a execução instrumental.

Mezzo-forte (ital.): expressão italiana que significa uma intensidade média do som.

Mezzo-soprano: mezo-roprano, categria musical feminina, entre o contalto e oe tesmo).

Mi: terceira nota da escala diatónica de de Dó, correspondente à letra E nos países anglossaxónicos.

Minueto: dança rústica francesa em compasso ternário usada especialmente nos séc. XVII e XVIII.

Miserere (lat.): palavra que significa "Tende compaixão" e dá início aos salmos 50, 54 e 55. Aparece muitas vezes nos textos litúrgicos católicos.

Missa: Celebração principal do culto católico, é constituído por duas partes essnciais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia eucarística.

Moderato (ital.): andamento moderado, entre 108-120 batimentos por minuto.

Modo: nome para cada uma das formas de organizar os sons da escala.

Modulação: mudança de tonalidade.

Monorritmia: existência de um só ritmo numa peça, tocado por uma ou várias pessoas.

Morna: género musical cabo-verdiano

Motivo: pequena célula rítmico-melódica que está na origem da frase musical e que pode surgir com sons de alturas diferentes.

Música de câmara: música destinada a uma pequena sala de concertos, geralmente composta para um reduzido grupo de instrumentos ou vozes.

Fonte: http://www.meloteca.com/dicionario-musica.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário